Branding é a concepção de uma imagem positiva e intencional para uma marca. Descubra como a gestão de marca pode impactar positivamente os negócios imobiliários

O setor da construção civil é determinante para o crescimento econômico nacional e, com o cenário em constante expansão, todos os anos novas empresas relacionadas à construção, incorporação e negociação imobiliária despontam no mercado. A pergunta que fica é: como se destacar em meio a um setor com tanta concorrência e que enfrenta transformações ágeis?

Em atuação desde 2008, o Firmorama adquiriu experiência para identificar estratégias que funcionam na prática para os mais variados perfis de negócios imobiliários, colaborando em projetos de branding, comunicação e design para o mercado de imóveis.

Nesta jornada de aprendizados, atendemos clientes e desenvolvemos projetos para empreendimentos imobiliários de todos os portes e em diferentes regiões, criando estratégias que impulsionam o lançamento, divulgação e a venda de imóveis. A partir destas experiências, foi possível observar como a gestão de marca de médio e longo prazo é capaz de potencializar o posicionamento de um negócio e a maneira como ele é percebido por seus clientes.

Neste artigo, vamos falar sobre:

  1. O que é branding?
  2. O que é branding para o mercado imobiliário?
  3. Como o Firmorama conduz projetos de branding para o setor imobiliário?
  4. Exemplos de projetos de branding desenvolvidos para o mercado imobiliário

Vídeo-manifesto desenvolvido pelo Firmorama para lançamento do empreendimento Varanda, da CFL Incorporadora

O que é branding?

Branding é a concepção de uma imagem positiva e intencional para uma marca. É, em resumo, o trabalho realizado para reforçar a imagem e a mensagem de marcas, tornando-as mais conhecidas, desejadas e atraentes para o público.

O branding, ou gestão de marca, é responsável por conectar e estabelecer relações de valor entre a marca e as pessoas que entram em contato com ela através de seus canais de comunicação.

Um projeto de branding eficiente tem o potencial de guiar e tornar consistentes as ações de comunicação, lançamentos de produtos e posicionamento de uma marca. É um trabalho de repetição que se constrói dia após dia e cujos resultados aparecem ao longo do tempo, afinal, a consolidação de uma marca depende de fatores como consistência, coerência e continuidade de ações estratégicas alinhadas ao core da marca.

Sua marca ainda não possui um planejamento de branding? Entre em contato conosco e vamos, juntos, encontrar soluções para o seu negócio!


Linha de campanha desenvolvida pelo Firmorama para o Gran Città, primeiro empreendimento da Città Construtora

O que é branding para o mercado imobiliário?

No tópico anterior, definimos que branding é o conjunto de esforços e ações de marketing e comunicação que tem como objetivo consolidar positivamente uma marca no mercado. A ideia central de um projeto de branding é criar uma boa percepção de marca na mente do público, através de estratégias alinhadas ao posicionamento e propósito do negócio.

Para o mercado imobiliário, um projeto de branding bem executado dá suporte para o desenvolvimento de uma personalidade de marca distinta e reconhecível, ao mesmo tempo em que embasa a criação de narrativas envolventes que valorizam os principais atributos de um empreendimento, como sua localização, elementos da arquitetura ou conexão com a natureza.

E, para oferecer ao público experiências positivas relacionadas à marca, é preciso conhecer, entender e imergir no universo imobiliário, procurando compreender os diferentes públicos, as particularidades regionais e demais detalhes que impactam na comunicação de um projeto.

É a consistência na aplicação de ações que causa efeito positivo no branding para o mercado imobiliário. Assim, a venda ocorre de maneira facilitada, para pessoas que já conhecem a marca e se conectam com suas entregas (tangíveis ou não).

Com uma equipe multidisciplinar e profissionais especialistas em desenvolvimento, implementação e gestão de branding para mercado imobiliário, o Firmorama possui a expertise necessária para desenvolver estratégias de médio e longo prazo alinhadas aos objetivos e propósito das empresas do setor. Clique aqui e veja projetos de estratégia e comunicação que já desenvolvemos para empreendimentos imobiliários.


Como o Firmorama conduz projetos de branding para o setor imobiliário?

Aqui no Firmorama, em projetos para o segmento imobiliário, buscamos identificar a personalidade de cada marca e trazer isso para a identidade dos empreendimentos. Uma das etapas mais importantes desse processo é a cocriação com arquitetos e designers de interiores, onde conseguimos alinhar visões complementares, resultando em projetos com refinamento estético e cujos resultados finais são coerentes à identidade gráfica.

"Procuramos nos distanciar do que é padrão para criar uma estratégia de comunicação consistente, que integra linguagens visuais e verbais aos objetivos da construtora em relação aos diferenciais do produto."

– Cleiton Nass, Diretor Criativo e Novos Negócios no Firmorama

Acreditamos que as experiências de morar vêm se modificando ano após ano e, para nós, é uma grande satisfação poder ajudar nossos clientes a aprimorar o olhar para as necessidades das pessoas, contribuindo cada vez mais para transformar projetos impactantes e relevantes.


Exemplos de projetos de branding desenvolvidos para o mercado imobiliário

Agora que você já sabe o que é branding e o que é branding para mercado imobiliário, confira uma galeria de imagens com recortes de projetos desenvolvidos pelo Firmorama para incorporadoras e empreendimentos de diferentes portes e localizações:

Projetos de branding para mercado imobiliário desenvolvidos pelo Firmorama para marcas como Embraed, Neuhaus Incorporadora, Vasselai, Santer e Lotisa

Confira também o Guia: Cases para o segmento imobiliário, disponível no nosso perfil do Instagram.


Para conhecer mais projetos desenvolvidos pelo Firmorama para incorporadoras e empreendimentos imobiliários de todo o país, assista ao nosso REEL Imobiliário:

REEL: Projetos desenvolvidos pelo Firmorama para marcas e empreendimentos imobiliários

E, se você deseja potencializar os impactos positivos da sua marca, entre em contato com a gente e proponha-nos um desafio. Vamos, juntos, encontrar as melhores soluções para impulsionar suas vendas e negócios!