A Brand Persona é uma estratégia baseada na criação de uma pessoa fictícia que representa os valores da sua marca. Entenda o que é, como aplicar e quais as diferenças entre Brand Persona x Buyer Persona

Sabemos que marcas são muito mais do que apenas sua expressão visual: uma marca forte tem valores, características de personalidade e comportamentos únicos que devem ser percebidos em sua comunicação para facilitar a compreensão das mensagens pelo público-alvo, fortalecendo seus relacionamentos.

E, para que esses atributos de marca sejam percebidos da forma desejada, a comunicação precisa ser coerente e seus valores precisam ser expressos em seus produtos, serviços, canais de contato, campanhas de marketing etc.

Para uma comunicação integrada de sucesso, é preciso agir com estratégia — e é neste ponto que a Brand Persona surge como uma aliada na hora de comunicar os valores da marca com consistência e coerência. Neste artigo, explicamos o que é uma Brand Persona, porque ela é importante e muito mais. Confira:

  1. O que é Brand Persona?
  2. Por que a Brand Persona é importante?
  3. Brand Persona x Buyer Persona
  4. Como criar uma Brand Persona?

O que é Brand Pesona?

Uma Brand Persona é a personificação dos valores de uma marca: é uma pessoa fictícia desenvolvida com exclusividade que possui comportamento, hábitos e estilo de vida que refletem o posicionamento da marca e representam seus atributos. E, ainda, a Brand Persona se expressa com tom, linguagem e estilo coerentes às impressões que a marca deseja transmitir para seu público.


Por que a Brand Persona é importante?

A Brand Persona é uma estratégia que impacta diretamente a comunicação da marca e a construção de relacionamentos duradouros com o público. Ela funciona como um guia para profissionais de marketing na hora de estabelecer contato com as pessoas - seja em redes sociais, através de um SAC, e-mail, eventos ou campanhas publicitárias.

Uma Brand Persona claramente definida dá personalidade ao negócio, norteia atitudes como marca e cria conexões com o estilo de vida do público, inspirando através de ações e discursos que transmitem os valores e comportamentos intrínsecos à marca.

“Em um projeto de branding, ter clareza sobre a Brand Persona é essencial para que o cliente consiga estabelecer relações de proximidade com o seu público. Uma persona bem-definida reflete os atributos mais genuínos da marca e, especialmente, as características com as quais seus consumidores se conectam e valorizam.”

Giovana Bordin, gestora de conteúdo no Firmorama

E, por envolver outras características de marca entregues em nossos projetos de branding, como atributos de personalidade e tom de voz, a Brand Persona ajuda a humanizar a comunicação dos negócios, tornando-a mais espontânea, maleável e natural — e fazendo com que o público sinta desejo de interagir com os canais da marca.


Brand Persona x Buyer Persona

Apesar de frequentemente confundidas, a Brand Persona e a Buyer Persona não são a mesma coisa: enquanto a primeira é a representação dos valores de uma marca através de uma pessoa fictícia, a Buyer Persona representa o público ideal dessa marca. Então:

  • Brand Persona: personificação dos valores, atitudes e comportamentos da marca.
  • Buyer Persona: representação do perfil de cliente ideal da marca.

E ter ambas as personas bem definidas é de extrema importância para a construção de marcas sólidas e duradouras. Isso porque relacionamentos são construídos a partir de afinidades e uma marca que expressa com coerência seus valores tende a atrair um público que se conecta intimamente com eles.


Como criar uma Brand Persona?

Agora que você já sabe o que é uma Brand Persona, qual a sua importância e a diferença entre Brand e Buyer Persona, como podemos planejar uma para a sua marca?

Precisamos pensar que a Brand Persona deve, assim como pessoas reais, ter sentimentos, emoções, estilo e linguagens próprias. E, da mesma forma como as pessoas evoluem e adaptam seu comportamento a partir das experiências vividas, uma Brand Persona também pode evoluir e sofrer modificações com o tempo.

Mas, antes de partir para a etapa de criação da Brand Persona, é importante que os itens a seguir estejam bem estabelecidos:

O propósito da marca

O propósito é a expressão da razão pela qual uma marca existe. Representa seu comprometimento e seus objetivos - e é de extrema importância que seja bem definido, pois guiará a construção da persona da marca.

A essência da marca

A essência da marca é a tradução do coração e da alma da marca e define, em síntese, as sutilezas de seu DNA.

As promessas e entregas da marca

As promessas de uma marca formam acordos entre a empresa e seu público final, podendo aumentar o valor agregado de seus produtos/serviços. É uma descrição subjetiva do que o público recebe - materialmente ou não - a partir da aquisição dos produtos ou serviços oferecidos pela marca.


Depois, com estes pilares definidos, é possível dar início ao processo de criação da Brand Persona, começando pela busca de respostas às perguntas:

  • Se a nossa marca fosse uma pessoa, como ela seria?
  • Qual seria seu nome, sua idade e em que cidade ela moraria?
  • Quais seriam seus principais interesses?
  • Quais seriam seus hobbies favoritos?
  • Como ela se relacionaria com amigos e família?
  • Quais seriam seus valores inegociáveis?
  • Quais seriam seus sonhos e expectativas para o futuro?

Estas, claro, são apenas exemplos de perguntas iniciais para orientar a criação de uma Brand Persona que traduza com fidelidade a personalidade da marca. Elas dão abertura a novos questionamentos, que têm como objetivo aprofundar cada vez mais a descoberta dessa persona. Mas, lembre-se: essas perguntas não substituem a importância de contar com a ajuda de profissionais especializados em branding para criar uma Brand Persona realista e adequada aos objetivos da marca.


Uma Brand Persona é mais uma das estratégias que podem auxiliar a sua marca a estreitar laços com seu público. E sua definição contribui para comunicações mais compreensíveis e descomplicadas - resultando em uma melhor experiência de relacionamento com quem está no centro de tudo que uma marca realiza: as pessoas que se conectam a ela.

É importante saber, também, que é a consistência que faz com que uma estratégia de Brand Persona funcione. Se a personalidade de sua marca possuir traços discrepantes em relação aos seus diferentes pontos de contato, será mais difícil para o público saber quem ela é, qual a sua verdade e se ela, de fato, o representa e inspira.

Conte com o Firmorama para identificar as características que tornam a sua marca única. Entre em contato e proponha-nos um desafio.