Saiba o que é manifesto de marca, qual a sua importância para representar a voz do negócio e confira dicas para utilização desse recurso

O Manifesto de Marca é uma representação verbal que revela, diretamente para o seu público, a essência, propósito e visão de mundo de uma marca, inspirando suas ações e posturas.

Diferente de um vídeo institucional – que geralmente reúne informações sobre a história da marca e sua estrutura com abordagem técnica – no manifesto as intenções e motivações da marca são declaradas publicamente, como uma maneira de levantar bandeiras, apoiar causas e expressar tudo aquilo em que a marca acredita.

Manifesto de marca desenvolvido pelo Firmorama para SCAR Centro Cultural. Clique para ver o case

O manifesto pode fazer parte do seu site, ser distribuído em diversos conteúdos para as redes sociais ou apresentar a marca para os novos colaboradores de sua empresa. Ele é também uma importante e genuína ferramenta de aproximação com o seu público, justamente por criar conexões baseadas em valores compartilhados.

Quanto ao formato, existem muitas possibilidades de explorar um manifesto de marca, seja através de texto, imagens estáticas com conteúdos sobrepostos, animação ou vídeo. Quer saber mais sobre esse assunto? Este artigo é um guia sobre manifesto de marca e nele falaremos sobre:

  1. O que é um manifesto de marca?
  2. Qual a iportância do manifesto de marca?
  3. Como construir o manifesto da minha marca?
  4. Exemplos de manifesto de marca

O que é um manifesto de marca?

O manifesto de marca é uma declaração pública das intenções e motivações de um negócio. É a representação verbal que revela para o público a verdadeira essência de uma marca, bem como seu propósito e visão de mundo. É uma maneira de expressar as crenças e valores que regem uma marca para fortalecer suas percepções internas e externas, aproximar o público e inspirar ações e atitudes.

Embora nem toda empresa utilize esse recurso, o manifesto é fundamental para o posicionamento de uma marca em seu mercado de atuação. A linguagem do manifesto de marca ajuda a orientar e engajar seus colaboradores, além de conectar os consumidores que interagem com a marca em diferentes canais e pontos de contato.

Em resumo, o manifesto é uma carta de intenções da sua marca, uma declaração inspiradora de suas convicções que, com foco emocional, explica como o seu propósito é colocado em prática.

Manifesto de marca desenvolvido pelo Firmorama para Grupo EuroFios. Clique para ver o case

Qual a importância do manifesto de marca?

A forma como consumimos está mudando. Em um mundo em constante transformação e com acessos cada vez mais facilitados, hoje não é mais suficiente oferecer aos clientes apenas a funcionalidade de seus produtos. O público procura por algo a mais: identificação, experiência e conexão com as marcas que consomem.

É por isso que o manifesto de marca é tão importante, porque ele ajuda a comunicar para o mundo o porquê de uma marca existir, quais são suas promessas, suas crenças, valores e motivações. Assim, pessoas com interesses e comportamentos semelhantes, se conectam com a essência de um negócio, se tornando não apenas consumidores fiéis, mas embaixadores da experiência que compartilharam com uma marca.

Manifesto de marca desenvolvido pelo Firmorama para Brandili. Clique para ver o case

Como construir o manifesto da minha marca?

Agora que você já sabe o que é manifesto de marca e qual a sua importância para os negócios, deve estar se perguntando: como posso construir um manifesto para a minha marca?

Para começar, é necessário que os elementos fundamentais de branding estejam claros. É imprescindível que a marca já tenha definido sua essência, seu propósito, seu posicionamento no mercado e até mesmo suas características de personalidade. Assim, é possível dar início ao desenvolvimento de um manifesto alinhado às verdades essenciais que regem a marca.

E, neste momento, é fundamental contar com uma equipe de profissionais especializados para guiar a construção deste manifesto de maneira empática e coerente às demais estratégias de branding da marca. O Firmorama possui quinze anos de experiência em projetos de branding, comunicação e design e está preparado para enfrentar o desafio de construir manifestos que inspiram, engajam e causam impactos positivos no mundo: conheça mais sobre nosso trabalho clicando aqui.


Exemplos de manifesto de marca:

Selecionamos alguns manifestos de marca relevantes na atualidade para inspirar. Confira:

Manifesto de marca da Apple
Manifesto de marca For Tomorrow, uma iniciativa Hyundai em parceria com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas
Manifesto de marca desenvolvido pelo Firmorama para a Stannis. Clique para ver o case
Manifesto de marca Samsung
Manifesto de marca desenvolvido pelo Firmorama para a Superia. Clique para ver o case

Conte com o Firmorama para expressar as características que tornam a sua marca única. Entre em contato e proponha-nos um desafio!