Conheça algumas ferramentas utilizadas pelo Firmorama em projetos estratégicos de marca
Gestão de marca é um processo de construção; um trabalho contínuo e consistente que reforça, a cada dia, o real propósito de uma marca através das conexões que ela cria com o seu público. Um projeto de branding resulta em recursos que expressam a essência e o posicionamento de marcas em longo prazo, deste modo, precisa ser coerente e muito certeiro.
Para auxiliar nossos clientes neste processo de descobertas, utilizamos metodologias de branding que têm o papel fundamental de conduzir para um caminho alinhado aos objetivos do projeto, definindo estratégias, perspectivas para o futuro e orientações a respeito das ações a serem executadas.
Estas são algumas das metodologias que utilizamos aqui no Firmorama e abordaremos neste conteúdo:
Canvas
Canvas é uma metodologia de construção colaborativa que possibilita uma visualização ampla da atuação do seu negócio. Por meio de um grande painel com tópicos como Habilidades, Diferenciais, Promessa, Valor de Marca e Público-alvo – preenchido juntamente com o cliente – identificamos oportunidades, pontos de atenção e as principais qualidades da marca. O intermédio de nossa equipe é fundamental para conduzir o processo, que resulta em diretrizes para guiar os próximos passos.
Aqui no Firmorama costumamos utilizar o Canvas quando o projeto demanda um maior alinhamento entre a equipe do cliente. Desta forma, importantes decisões são tomadas antes que o trabalho passe para a esfera criativa.
Brand Vision
Criado pelo especialista em Branding David A. Aaker, o modelo Brand Vision refere-se às ideias e intenções que existem por trás de uma marca. Elas se manifestam em declarações que ajudam a orientar o seu futuro, direcionam estratégias de negócios e provocam atitudes nas pessoas, tudo isso a partir de três pilares principais:
Brand Essence
É quase impossível definir a grandiosidade, os valores e aspirações de uma marca em apenas uma frase, certo? Com a Brand Essence nós determinamos a sua essência: sentenças que traduzem a alma do negócio e refletem tudo aquilo que faz parte de sua trajetória, desde a fundação. A essência explora, em síntese, as sutilezas do DNA da marca e é o seu movimento primordial de ação, conduzindo para a realização do propósito por meio de características essenciais.
Marcas e posicionamentos podem se transformar ao longo do tempo, mas a essência é algo perene, quase imutável.
Fazem parte da Brand Essence:
- Nossa essência
- Nosso propósito
- Nosso diferencial
Core Identity
Elementos da identidade “core” estão próximos à essência – ao cerne do negócio – e são sua primeira expressão para gerar relevância e diferenciação. Aqui no Firmorama, utilizamos como base três aspectos fundamentais: missão, objetivo principal e valores ou princípios. A partir deles, elaboramos declarações que refletem a cultura da marca.
Fazem parte da Core Identity:
- Nossa missão
- Nosso sonho grande
- Nossos valores
Extended Identity
A identidade estendida da marca concentra aspectos importantes que muitas vezes não estão associados a um elemento central, mas são cruciais para a sua relevância como um todo, além de contribuírem para a conquista de bons resultados.
Enquanto a essência da marca permite o foco, a identidade estendida oferece detalhamento, incluindo elementos de personalidade que fornecem expressão, integridade e originalidade – atributos que resultam em uma marca mais forte, interessante e memorável, dificultando a cópia de concorrentes.
Fazem parte da Extended Identity:
- Nossa personalidade
- Nossa brand persona
- Nosso tom de voz
“A metodologia Brand Vision tem sido um guia muito relevante em nossos projetos de branding, pois traz uma abordagem prática e de aplicabilidade dos conceitos de uma maneira estruturada e consistente. Isso facilita o processo e contribui para o entendimento das equipes das marcas com as quais trabalhamos. Outro ponto interessante é a flexibilidade, inclusive incentivada pelo próprio autor, para que o método seja útil em diferentes contextos e adaptável às suas nuances.”
Jackson Peixer, diretor criativo do Firmorama
Golden Circle
O Golden Circle, método criado pelo autor Simon Sinek, é um conceito que nos ajuda a desenvolver uma marca – seja ela nova ou já existente – a partir de sua essência e do que a torna única.
Indispensável para marcas, empresas e líderes que buscam encontrar seu propósito, trata-se de uma metodologia bastante simples, mas capaz de provocar reflexões aprofundadas, que causarão impactos muito positivos no dia a dia das pessoas que atuam no backstage da organização.
Assista ao vídeo que resume o conceito de Golden Circle.
Esta metodologia funciona por camadas, em um círculo guiado por três questionamentos principais. A partir das perguntas Why (por quê?), How (como?) e What (o quê?), conseguimos descrever as entregas emocionais e racionais da marca de dentro para fora, estabelecendo um propósito que se conecta de forma verdadeira com o seu posicionamento.
O significado de cada uma das etapas do Golden Circle:
WHY?
Esta etapa é considerada a parte mais importante do Golden Circle, pois quando refletimos sobre o “porquê” de uma marca existir, conseguimos identificar o seu propósito e real intenção no mundo, expressando aquilo que a torna única e diferencia de toda a concorrência.
Uma manifestação de propósito atraente cria valor de marca e contribui para inspirar e engajar pessoas, garantindo, assim, relações humanizadas que superam a compra e venda de produtos ou serviços.
HOW?
A partir do “como”, temos um direcionamento do que fazer para que o propósito determinado anteriormente seja, de fato, alcançado – ou seja, quais ações táticas deverão ser executadas para que possamos colocá-lo em movimento.
De maneira resumida, é nessa etapa que definimos o plano de ação e as estratégias baseadas nos valores da marca que farão parte dele, contribuindo para uma cultura organizacional sólida e consistente.
WHAT?
A última pergunta a ser respondida diz respeito à parte mais direta e comercial do seu negócio e compreende o seu próprio produto ou serviço: o que faz essa marca? Aqui as declarações estabelecidas nas outras etapas convergem para o fechamento do círculo dourado.
"Mantendo o foco naquilo que seus idealizadores acreditam, é possível definir objetivos de maneira clara e compreender quais são as ações necessárias para o alcance dos resultados desejados. Esta metodologia se transforma em bases sólidas para a construção de uma marca, permitindo que ela evolua com verdade, consistência e relevância."
Giovana Bordin, gestora de conteúdo do Firmorama
I'MMO - Biblioteca de Atributos
A I'mmo é uma biblioteca de atributos do The Ugly Lab. Essa metodologia consiste no mapeamento de atributos para a construção da personalidade de uma marca. O processo é colaborativo e acontece a partir da análise e distribuição dos 75 cards que compõem a biblioteca e dizem respeito aos eixos de Ordem, Liberdade, Ego e Social.
Mapa da Empatia
O Mapa da Empatia é utilizado para que possamos descobrir, com clareza e assertividade, o perfil ideal dos possíveis clientes da marca com a qual estamos trabalhando. A partir das seis perguntas abaixo, é possível detalhar sua personalidade e características, possibilitando que conheçamos seus sentimentos, dores e a melhor forma de lhes oferecer produtos, serviços e experiências que supram seus desejos e necessidades.
- O que pensa e sente?
- O que escuta?
- O que fala e faz?
- O que vê?
- Quais são suas dores?
- Quais são seus ganhos?
A dinâmica de cada processo de branding pode variar de acordo com as necessidades e objetivos do projeto. Geralmente as ferramentas são escolhidas de maneira a orientar o cliente na concepção de um posicionamento alinhado à atitude da marca ou na construção de algo que ainda não está claro internamente, como propósito, perspectivas de crescimento, causas que defende ou a relação com seu público.
Vamos juntos desenvolver um projeto colaborativo e relevante para a sua marca? Entre em contato com o Firmorama!