Featured Image
20 de fevereiro de 2021

Planejamento estratégico: o que é, como definir prioridades e por onde começar

Saiba mais sobre planejamento estratégico e como este alinhamento organizacional pode contribuir para o futuro de marcas

Manter uma empresa em funcionamento, com processos estruturados, colaboradores engajados com a cultura interna e metas sendo alcançadas é uma realidade bastante desafiadora. Muitas vezes a rotina de trabalho e resolução de problemas não abre espaço para um olhar atento para o futuro ou para a efetividade de tudo o que está sendo realizado, por isso, hoje falaremos sobre a importância do planejamento estratégico para o crescimento de um negócio e, especialmente, sobre sua capacidade de alinhar diferentes pessoas a respeito dos objetivos de uma organização.


Apesar deste assunto fazer parte do dia a dia de diversos setores administrativos nas empresas, muitas pessoas têm dificuldades a respeito de sua aplicação prática ou da efetividade dos seus resultados. Mas, não se engane: planejar de maneira estratégica permite que uma marca se mantenha organizada, com processos definidos e em constante evolução.

Neste artigo, você encontrará:

  1. O que é planejamento estratégico
  2. Definindo prioridades
  3. Como dar início ao planejamento

O que é planejamento estratégico

Planejamento estratégico é um plano de ações que orienta empresas de todos os tamanhos na tomada de decisões e distribuição de recursos em pequeno, médio e longo prazo. Seu principal objetivo é possibilitar uma visão administrativa ampla, para que todas as metas e intenções do negócio sejam alcançadas por gestores, líderes e colaboradores no período determinado.

Mapear, desenvolver e analisar as estratégias de uma organização permitem uma observação do cenário macro. Esse comportamento viabiliza a execução de ações táticas com mais eficiência, otimiza o direcionamento de investimentos e, principalmente, possibilita que a empresa se mantenha ativa no mercado, ou seja, crescendo de forma sustentável, com relevância e deixando marcas positivas em seu segmento.

Na prática, o planejamento estratégico ajuda empresas a percorrerem uma jornada de crescimento e evolução sem perder a identidade ao longo do caminho. Além disso, com metas claras em comum, as pessoas se tornam mais engajadas, atuam em busca dos mesmos objetivos e trabalham com equilíbrio e alinhamento.


Definindo prioridades

Um planejamento estratégico coerente se constrói com base nas necessidades reais de uma organização e seus objetivos podem ser bastante diversificados, como:

  • Definir perspectivas e metas para o futuro da marca
  • Estruturar processos internos
  • Lançar novos produtos, serviços ou coleções
  • Organizar o calendário de ações de marketing
  • Acompanhar metas e a evolução financeira do negócio 

Depois que os objetivos a serem alcançados forem estabelecidos, é preciso alinhar a rota, definir ações táticas e operacionais e mobilizar as equipes internas para que trabalhem com sinergia em busca do mesmo propósito. Pessoas criativas, engajadas e inspiradoras, atuando de forma colaborativa em ambientes que propiciam o desenvolvimento pessoal, constituem uma cultura organizacional sólida e entregam novas experiências ao mercado.

Como dar início ao planejamento

Para começar o planejamento de forma consistente, é preciso analisar o contexto, identificar oportunidades, passar pelas decisões estratégicas e seguir com as ações que devem ser executadas – diariamente e de forma coletiva – com foco nos objetivos definidos para a empresa e sucesso do plano.   

Sua implementação geralmente começa através da criação de um documento dividido por meses, macroações e seus detalhamentos. Dependendo do segmento, pode integrar ainda o lançamento de coleções, datas comemorativas ou calendário de varejo. 

Não existe frequência ou tempo de duração pré-determinados para a execução de um planejamento estratégico. Ele pode ocorrer mensalmente – caso seja necessário um acompanhamento mais próximo e minucioso para uma demanda específica –, anualmente ou até mesmo em longo prazo, de acordo com as prioridades e objetivos da empresa naquele momento.  


Dica: Uma maneira de acompanhar o planejamento e mantê-lo sempre em dia para não perder datas importantes é através da utilização de um quadro de Kanban com as próximas ações a serem executadas pela equipe. Essa estrutura física e visual facilita a gestão de projetos, organização do workflow e definição de tarefas para que o trabalho seja realizado.


Acreditamos que um planejamento estratégico bem construído contribui para a evolução da marca, permite foco e agilidade no dia a dia e é também um importante norteador para que objetivos sejam conquistados, fazendo com que a empresa potencialize resultados e mantenha a sua performance.

Em resumo, o planejamento atua como guia de compreensão a respeito do que deve ser feito, como fazer, o impacto destas ações estratégicas e operacionais no futuro da empresa e sua capacidade de refletir diretamente no crescimento da organização. E aqui reforçamos a importância de cada pessoa como parte da mudança.

A sua empresa possui um planejamento estratégico que prioriza a expansão do negócio e intensifica a expertise de seus colaboradores? Entre em contato com o Firmorama e vamos juntos realizar boas ideias!

Vamos conversar?

Queremos ajudar sua empresa a ir mais longe com estratégia e criatividade.

firmorama-simbolo

Receba nossa newsletter

× Solicite um orçamento