Em 2009 o Firmorama foi contatado pela Vasselai para o planejamento de um projeto de gestão de marca, com o objetivo de posicionar a empresa como pioneira e inovadora em um mercado com perfil tradicional, especialmente no ramo imobiliário. A Vasselai tinha o objetivo de construir uma relação de valor com a cidade de Blumenau e também com um um público que estava em busca de uma nova maneira de morar e vivenciar a cidade.
Ao longo de mais de 10 empreendimentos, o Firmorama foi parceiro estratégico nas fases de transformação e gestão de marca completa da Vasselai, atuando de forma consistente no desenvolvimento de seus produtos, engajamento com seu público, estratégias de venda e comunicação e na criação de seus projetos conceito. Esse cuidado estabeleceu o posicionamento da marca na cidade como protagonista não apenas em seu ramo de atuação, mas também como agente de mudanças na sociedade, através da promoção e apoio a eventos relacionados com temas como arquitetura, urbanismo, design, colaboração e maneiras de repensar o morar e a cidade. Preparamos e conquistamos um público cativo e fiel entregando valor a ele, e preparando o terreno para uma evolução constante.
A cada empreendimento trabalhamos com uma equipe interdisciplinar envolvendo arquitetura, design, branding e o time da Vasselai para criarmos o DNA e a personalidade de cada edifício. O resultado é o fio condutor e o enredo dessa história, desde a criação do nome, passando pela arquitetura e decoração das áreas comuns, os projetos conceito e de engajamento que acontecem durante o lançamento e construção, até a entrega aos seus moradores.
O Jazz foi o primeiro empreendimento criado em parceria. A linha de comunicação surge a partir do nome e a temática musical norteou toda a campanha de lançamento, trazendo uma linguagem ilustrativa com inspiração no jazz vintage.
O nome do edifício trouxe uma discussão sobre a palavra "liberdade". Chegamos ao conceito e manifesto da cultura analógica - especificamente a fotografia e lomografia - e seu chamado à espontaneidade, diversão e simplicidade ou à quebra de regras tradicionais em prol da liberdade e permissão para a experimentação. O resultado foi o desenvolvimento de um projeto cheio de histórias, com processos de produção manuais e artesanais, experimentação com a fotografia analógica e atenção a cada detalhe.
O nome do edifício foi inspirado pelo distrito de Nova Iorque, sua cultura efervescente, cosmopolita e estética industrial, que também foi o caminho criativo para sugestões de decoração dos apartamentos e áreas comuns. Toda a linguagem de comunicação, seu conteúdo e ações, foram norteados pela inspiração no bairro.
O Black Apartments busca uma desconexão com o óbvio, um convite a olhar para o essencial, comunicar e oferecer uma maneira de viver de forma diferente. Um projeto que busca minimizar os excessos e maximizar as experiências. Conceitos de minimalismo e simplicidade foram aplicados em todas as etapas do projeto.
Um dos pontos altos do projeto é sua arquitetura, com linhas angulares que conferem a ele grande personalidade e distinção em contraste ao landscape da cidade, além de áreas comuns localizadas no topo do edifício. A identidade gráfica da fachada inspirou a linguagem visual da campanha de lançamento.
Desenvolvemos uma plataforma de projetos onde em cada novo empreendimento a Vasselai convida novos artistas para promover o design, a arquitetura e as artes em suas mais variadas formas em seus edifícios. A proposta é oferecer mais do que áreas de lazer, proporcionando aos moradores espaços para experiências compartilhadas.
A Vasselai abre espaço em suas obras para nomes que compõem a cena da arte urbana. Artistas são convidados a participar de projetos de arte e intervenções nos empreendimentos com o objetivo de voltar o olhar para locais antes pouco valorizados como tapumes, garagens, escadarias e a própria estrutura de obra em andamento.
Cada empreendimento recebe um designer ou arquiteto convidado para projetar um ambiente com uma direção criativa exclusiva. A identidade do trabalho de cada convidado é o ponto de partida para um projeto com foco na liberdade criativa, onde se propõe a autonomia para sugestões de novos usos, repensar o espaço de áreas comuns e criar novas experiências para os clientes.
Um espaço cultural destinado à arte e ao compartilhamento de ideias através de diálogos criativos. A proposta do Atmosfera é incentivar a reflexão crítica e estimular o desenvolvimento da cultura e da discussão a respeito da sociedade contemporânea.
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO
Cleiton Nass
REDAÇÃO ESTRATÉGICA
Giovana Bordin
DESIGN
Firmorama
GESTÃO DE PROJETO
Jackson Peixer / Cleiton Nass
Vamos conversar?
Queremos ajudar sua empresa a ir mais longe com estratégia e criatividade.
R. 25 de Julho, 594 — Sala 2 Vila Nova — Jaraguá do Sul / SC — 89259-000
R. 25 de Julho, 594 — Sala 2 Vila Nova — Jaraguá do Sul / SC — 89259-000
R. 25 de Julho, 594 — Sala 2 Vila Nova — Jaraguá do Sul / SC — 89259-000
R. 25 de Julho, 594 — Sala 2 Vila Nova — Jaraguá do Sul / SC — 89259-000
Rua 25 de Julho, nº 594 - Sala 02 - Vila Nova - Jaraguá do Sul - SC