O tom de voz representa as nuances da personalidade de uma marca e deve fazer parte do dia a dia de todos que falam em seu nome


A forma como falamos traduz a nossa cultura e estilo de vida, certo? E com uma marca não é diferente: o tom de voz representa nuances de sua personalidade e a maneira com a qual ela se expressa, transmite mensagens e se conecta com o seu público, levando adiante declarações que refletem seus princípios, sua essência e seus atributos de forma verdadeira e com originalidade.

Neste artigo falaremos sobre como aplicar o tom de voz de uma marca em todos os seus pontos de contato a partir das abordagens abaixo:

  1. O que é tom de voz de marca
  2. Quais são as vantagens de um tom de voz definido
  3. Como funciona o tom de voz na prática

O que é tom de voz de marca

O tom de voz da marca personifica a maneira com a qual ela se comunica com o público em seus diversos pontos de contato, fornecendo diretrizes de linguagem oral e textual para conteúdos de redes sociais, campanhas, atendimento via chat e cultura interna. Em resumo, é a materialização da voz da brand persona da marca 🙂

O principal objetivo do tom de voz é criar diferenciação para que a marca assuma uma identidade única e seja reconhecida por isso, envolvendo, fidelizando e se aproximando de pessoas que se identificam com esse jeito de ser.

Na gestão de marca, a coerência e consistência são fundamentais para sustentar um posicionamento, por isso, sempre reforçamos a importância de se comunicar de forma única, verdadeira e distinta em todos os pontos de contato, fazendo da linguagem mais uma ferramenta de expressão da marca.

Uma marca infantil, por exemplo, pode dialogar de maneira lúdica com crianças – que são o seu público consumidor direto – ou com os pais, que além de serem decisores de compra, também estão aptos a receber outros tipos de mensagens, mais diretas, aprofundadas ou ainda metafóricas. Essa definição estratégica a respeito do público pode mudar por completo o tom de voz da marca e suas abordagens de comunicação, afinal, são perfis de pessoas totalmente diferentes em seu comportamento, consumo de conteúdo e hábitos em geral.


Quais são as vantagens de um tom de voz definido

Uma marca com um “jeito de falar” próprio sugere autoridade, se conecta de forma direta com o seu público e facilita a rotina de gestão, permitindo que a criação de peças de comunicação seja mais autêntica e assertiva.

Além de reunir características que expressam a personalidade de uma marca, o tom de voz também oferece direcionamentos práticos a respeito de pronomes, como escrever textos, em qual pessoa (plural ou singular) os diálogos acontecem e o melhor jeito de iniciar uma conversa. E isso independe do meio que está sendo utilizado ou do profissional que escreve em nome da marca, afinal, seus principais atributos devem ser mantidos e fortalecidos em experiências de valor para os seus clientes.


Como funciona o tom de voz na prática

O tom de voz é uma das entregas dos projetos de branding que realizamos aqui no Firmorama. A partir de um aprofundamento nos valores da marca, desenvolvemos atributos, conceitos, descrições e exemplos que caracterizam o seu modo de falar. Essas diretrizes devem ser apresentadas às pessoas que mantêm contato direto com os públicos da marca e precisam estar disponíveis para consulta no dia a dia de trabalho, pois servem como guia para todos que a representam.

É essencial que a linguagem presente nas redes sociais de uma marca transmita os mesmos tipos de preceitos e sentimentos da pessoa que responde às mensagens privadas. Ou então que o e-commerce comunique aspectos da identidade da marca em banners, newsletters, descritivos de produtos e atendimento via chat (com inteligência artificial ou assistente virtual).

De modo geral, as diretivas do tom de voz têm de ser aplicadas tanto em diálogos com o consumidor final como para clientes B2B, sempre buscando incorporar as alterações necessárias para se adaptar ao contexto do receptor da mensagem. Essa flexibilidade tem como principal objetivo tornar a conversa coerente e fácil de ser compreendida por ambas as partes, mas de forma alguma significa abrir mão da essência da marca.


A sua marca possui um tom de voz consistente e alinhado entre todos os setores da empresa? Saiba mais assistindo a este vídeo e entre em contato para que possamos construir uma linguagem autêntica e verdadeira!