Em resumo, o propósito de marca é a razão porque ela existe. Compreenda o que é propósito de marca e como implementá-lo de modo a contribuir com a criação de vínculos entre empresa e público

Você, provavelmente, já ouviu falar sobre marcas com propósito. Mas, afinal, o que isso quer dizer? E, na prática, como funciona a construção e a consolidação de um propósito de marca? Neste artigo, compilamos informações relevantes sobre Propósito de Marca e como essa ferramenta de branding pode ajudar na comunicação efetiva das marcas, atuando como um importante impulsionador dos negócios. Falaremos sobre:

  1. O que é propósito de marca?
  2. Qual a importância do propósito de marca?
  3. Como criar um propósito de marca?

O que é propósito de marca?

Em resumo, o propósito expressa a razão pela qual uma marca existe; uma declaração de seu comprometimento e das mudanças que se propõe a fazer no mundo – seja de maneira ampla ou na vida de seus consumidores, especificamente.

O propósito de marca é muito mais do que o produto ou serviço ofertado por uma empresa. Ele é a lembrança que fica na memória, as atitudes que inspiram colaboradores a atuarem pelos mesmos objetivos e as ações que criam conexões verdadeiras com as pessoas. Por isso, é fundamental que o propósito esteja claro para todas as pessoas que interagem com a marca, diretamente ou não.

Propósito de marca desenvolvido pelo Firmorama para Zitrus. Clique e veja o case

Qual a importância do propósito de marca?

Em um mundo em constante transformação, a cada dia surgem novas marcas, produtos, serviços e soluções dispostas a cobrir as demandas do público, e todos somos afetados por essas mudanças: consumidores encontram novas opções no mercado, colaboradores recebem novas alternativas de emprego, fornecedores enfrentam diversos desafios e investidores encontram-se bombardeados por possibilidades de investir seu capital em novas fontes. Como sobreviver a isso?

Neste ponto, é de extrema importância a definição de um propósito claro, coerente e relacionado à essência do negócio. Isso porque o propósito de marca permite às empresas encontrar novos pontos de conexão com seus públicos, diferenciando-as da concorrência através de discursos e atitudes positivas que aproximam pessoas com interesses e comportamentos em comum.

Propósito de marca desenvolvido pelo Firmorama para Grupo EuroFios. Clique e veja o case

Um propósito de marca relevante faz com que os negócios deixem de ser centrados na oferta de produtos ou serviços, passando a ser pautados pelo ecossistema no qual a empresa está inserida. Essa mudança afeta, principalmente, a comunicação de uma marca – que deixa de ser focada na venda de commodities e passa a ter o objetivo de engajar e aproximar pessoas que compartilham das mesmas crenças e valores.

Ou seja, o propósito de marca é importante porque:

  • Ajuda as empresas a desenvolverem uma consciência mais ampla sobre sua função na sociedade;
  • Funciona como um guia para as condutas da marca, que devem ser alinhadas e coerentes ao propósito;
  • Auxilia na conquista dos públicos externo (consumidor final) e interno (colaboradores, fornecedores e investidores, por exemplo);
  • Incentiva a construção de relacionamentos fundamentados em mais do que a simples oferta e demanda de produtos e serviços.

Propósito de marca desenvolvido pelo Firmorama para Alencar Arquitetura. Clique e veja o case

Como criar um propósito de marca?

Agora que já explicamos o que é propósito de marca e como ele é uma importante ferramenta na construção de marcas relevantes, você deve estar se perguntando: “como criar um propósito para a minha marca?”.

Em atuação desde 2008, o Firmorama possui a expertise necessária para contribuir com a transformação de marcas a partir da descoberta de seu propósito. Confira algumas de nossas dicas:

Primeiro, descubra sua essência

Faça a seguinte pergunta: se hoje minha marca deixasse de existir, que falta ela faria? Sim, essa questão é bastante profunda, mas a descoberta de sua resposta é essencial para gerir uma marca que busca atuar com atitude e relevância.

Além dessa pergunta, outras podem guiar o processo de descoberta da essência de uma marca: qual o motivo dessa marca existir? qual papel desempenha na vida das pessoas conectadas a ela? quais soluções ela oferece para o mundo?

Saber o que torna uma marca especial é imprescindível, pois permite a visualização de um painel geral onde é possível identificar e construir um propósito sólido, consistente e que irá gerar, de fato, resultados a longo prazo.

Propósito de marca desenvolvido pelo Firmorama para Banana Brasil. Clique e veja o case

Conte com especialistas

Já estabelecemos a importância de um propósito de marca bem construído e os impactos positivos que ele pode causar no relacionamento da marca com seus diferentes públicos. Mas é importante ressaltar, também, a relevância de contar com uma equipe de profissionais especialistas na construção de projetos de branding e comunicação na hora de definir um propósito de marca coerente.

O Firmorama atua ao lado de marcas que desejam causar impactos positivos no mundo. Com marcas de diferentes segmentos no portfólio, temos a experiência necessária para guiar sua marca na construção de projetos relevantes e memoráveis. Conheça nossos projetos!

Não esqueça de conectar

Outro ponto fundamental para a definição de um propósito de marca é a reação que ele irá causar nas pessoas que fazem parte do negócio. O propósito de marca faz sentido para a equipe interna? Existem diálogos claros sobre perspectivas para o futuro da empresa entre líderes e colaboradores?

Afinal, se uma marca é feita de pessoas, é preciso que sua essência seja estabelecida de dentro para fora, resultando em um senso de pertencimento que ultrapassa as barreiras do backstage e chega ao público final com transparência e verdade.


O propósito é um guia para as marcas e serve como norte para tomadas de decisão, ações e atitudes. A bússola da sua marca está alinhada com os desejos e necessidades do seu público? Entre em contato com a gente e vamos, juntos, identificar potenciais de melhoria para a sua marca.