A personalidade de uma marca se fortalece com a identidade verbal, onde diálogos significativos acontecem e constroem o relacionamento entre negócios e pessoas
Palavras têm significados distintos para cada pessoa e, nessa amplitude de possibilidades e conceitos, a identidade verbal age para estabelecer direcionamentos que fazem marcas se comunicarem com mais propriedade, intenção e expressão.
Essa linguagem personalizada, baseada no posicionamento e na personalidade de cada empresa, ajuda a traduzir atributos essenciais em conversas que potencializam o contato próximo e verdadeiro com seus públicos.
- O que é identidade verbal
- Como definir a identidade verbal da marca
- Elementos que compõem a identidade verbal
O que é identidade verbal
Identidade verbal é a definição das diretrizes de linguagem, escrita e expressão verbal da marca, responsáveis por traduzir sua essência em palavras e reforçar o seu posicionamento em uma comunicação consistente e proprietária. Sendo um dos pilares que estruturam a marca, a identidade verbal compõe sua personalidade ao dar tom, voz e individualidade às suas manifestações.
Formada por um conjunto de elementos que detalham a maneira de falar e interagir de empresas, a identidade verbal é responsável por criar unidade de linguagem em diferentes pontos de contato. Com ela, marcas podem se comunicar de forma consistente e articulada – internamente, com o mercado e com seus públicos – por meio de narrativas que afirmam sua visão de mundo e, junto da estratégia e do sistema visual, complementam o branding.
É importante compreender que a identidade verbal de um negócio não se resume à forma como seu fundador fala ou como a equipe comercial, por exemplo, se relaciona com seus clientes. Este norteador tem como principal objetivo estabelecer uma comunicação autoral para a marca, destacando-a no segmento de atuação e favorecendo o seu reconhecimento por parte dos consumidores, além de direcionar os colaboradores responsáveis por representá-la.
"Quando a identidade verbal acompanha a estratégia de marca e está alinhada com os atributos visuais, a empresa se comunica com mais facilidade, coerência e alcança seus objetivos com rapidez e assertividade."
Giovana Bordin, diretora criativa no Firmorama
Como definir a identidade verbal da marca
Para definir a identidade verbal de uma marca é preciso, antes de tudo, conhecê-la. Qual é o seu propósito? Quais as nuances de sua personalidade? Existe uma brand idea que guia seu posicionamento? Quais são seus valores inegociáveis?
Com a estratégia estabelecida e um posicionamento de marca relevante, é possível compreender quais são os traços que determinam a sua individualidade, o que deve ser evidenciado e o que precisa de refinamento para tornar-se ainda mais autêntico.
A criação de uma Brand Persona é um bom ponto de partida para a construção da identidade verbal, pois essa personagem fictícia representa os princípios da marca e possui hábitos, comportamentos e um estilo de vida que refletem seus atributos essenciais.
Ao revelar o jeito de falar, interagir e se expressar da Brand Persona, estabelecemos características marcantes e únicas, que fornecem artifícios para a criação das diretrizes de linguagem verbal e textual.
Elementos que compõem a identidade verbal
Uma identidade verbal é composta por diferentes elementos que contribuem para a definição do "jeito de falar" da marca. Toda a sua estrutura apoia o objetivo de construir valor por meio de uma expressão estratégica, intencional e única.
Conheça alguns recursos que fazem parte de um projeto de identidade verbal desenvolvido pelo Firmorama:
Tom de voz
O tom de voz faz parte da identidade verbal de uma marca e compreende suas características-chave – jovial, inspirador, sério ou bem-humorado, por exemplo –, o uso das palavras e quais atributos devem ser transmitidos em diálogos, textos, falas e conteúdos.
Ao traduzir a cultura e personalidade de um negócio, o tom de voz determina a maneira como as mensagens chegam aos seus consumidores, independentemente do canal de comunicação. Seja no digital ou em experiências físicas (ponto de vendas, recebimento de uma compra on-line, eventos etc.), a coesão e a unidade são essenciais para sustentar o posicionamento da marca.
Saiba como aplicar o tom de voz de uma marca em todos os seus pontos de contato
Universo lexical
O universo lexical é o mapa de palavras escolhidas pela marca para se comunicar, fortalecer suas mensagens e estabelecer distinção entre empresas do mesmo segmento. Listamos termos condizentes com o posicionamento da marca e capazes de tornar sua linguagem proprietária, indo além de palavras comuns que representam o mercado de atuação do negócio.
Nosso texto
Aqui estão reunidas as características técnicas da identidade verbal da marca:
- Definição de artigos e pronomes
- Como se dirige aos consumidores
- A maneira como denomina seu público
- Se fala no plural ou no singular
A partir dessas diretrizes, é possível sistematizar a linguagem da marca, documentando seus principais aspectos e, assim, possibilitando que todas as pessoas que falam em seu nome (gestor de redes sociais, atendente de SAC, representantes e equipes internas) se expressem com alinhamento e clareza.
Mensagens-chave
Mensagens-chave são temas importantes e recorrentes no universo de uma marca que não dizem respeito, diretamente, aos seus produtos ou serviços. Estes assuntos complementares, quando explorados na comunicação de maneira intencional, verdadeira e relevante, ampliam o potencial do conteúdo ao relacioná-lo com a estratégia do negócio, além de gerar proximidade com diferentes públicos por meio de uma abordagem menos usual.
Alguns exemplos de conteúdos complementares que podem se tornar mensagens-chave:
- Reciclagem, sustentabilidade e economia circular
- Empoderamento feminino
- Investimentos e independência financeira
- Tecnologia, inovação e transformação digital
- Diversidade e inclusão
Mensagens autênticas, verdade e transparência para fortalecer a relação entre marcas e pessoas
Em nossos projetos de identidade verbal também incluímos editorias, recortes de assuntos direcionados por canais, frases de apoio que traduzem a estratégia de posicionamento para o mercado, dicas rápidas que envolvem o uso de emojis, trends e memes e outros recursos personalizados, mapeados de acordo com as necessidades e o escopo de cada projeto.
Quando uma marca encontra a estrutura verbal adequada às suas intenções, ela se torna mais humana, próxima e envolvente. Entre em contato com o Firmorama e saiba como podemos desenvolver uma identidade verbal capaz de potencializar a atuação do seu negócio.