Saiba como fazer do brandbook uma ferramenta de gestão de marca de uso diário para decisões mais consistentes e assertivas

O brandbook ou manual de marca é um documento que reúne informações essenciais para fazer uma marca se expressar com coerência. É ele que orienta – estratégica e visualmente – todos os setores de uma organização e iniciativas que serão realizadas, de materiais de comunicação a ações de endomarketing.

Um brandbook completo apresenta desde informações básicas sobre padronização e elementos visuais até o tom de voz da marca e norteadores estratégicos para a comunicação. Sendo assim, trata-se de uma ferramenta valiosa para a gestão de marca, incorporando a sua essência em todas as áreas da empresa.


Abaixo, listamos algumas das entregas de um projeto de branding completo e que compõem o brandbook, além de sugestões de como utilizá-las no cotidiano da marca:

Essência

A essência traduz, em síntese, o coração e a alma da marca, explorando de maneira sutil as características de seu DNA. Ela reúne atributos que nasceram com a marca e possivelmente sempre farão parte do que ela é, mesmo que se transforme ao longo do tempo. É algo perene, quase imutável.

Como uma sentença autêntica e direta, a essência guia a cultura organizacional da empresa, a relação com colaboradores e parceiros e, junto do propósito, se dedica a inspirar e engajar pessoas.

Veja aqui o projeto para a marca Brandili

Propósito

O propósito é a razão de existir de uma marca, indicando com transparência sua intenção, seu comprometimento e as mudanças que deseja causar no mundo. Ele é o fio condutor para ações, decisões e, é claro, para a comunicação com o público.

A partir de questionamentos como "isso está alinhado ao nosso propósito?", é possível agir com maior precisão e assertividade, mantendo a essência e os valores da marca presentes em todos os seus pontos de contato.

Atributos de personalidade

A personalidade da marca diz respeito a um conjunto de qualidades que representam a sua individualidade. Estes atributos são extremamente relevantes, tanto para orientar sua comunicação e conduta em ambiente interno e externo, quanto para que a marca alcance seus objetivos.

Quando falamos de atributos de personalidade, vamos além das características de comportamento da marca, mas definimos também as perspectivas para o futuro e a forma como esses atributos podem indicar caminhos para o que a marca é ou deseja se tornar.

Veja aqui o projeto para a marca Liberty

Brand Persona

A brand persona é uma estratégia fundamentada na criação de uma pessoa fictícia, que carrega as principais características da marca.

Por meio de traços comportamentais, hábitos, relações sociais e estilo de vida, obtém-se uma importante base para decisões estratégicas, resultando em mais coerência e consistência, expressão dos atributos que destacam a identidade da marca, fortalecimento de sua imagem para todos os stakeholders e aproximação genuína com o público.

Tom de voz

O tom de voz criado para a marca reflete o seu "jeito de falar" e fornece diretrizes para a comunicação oral e textual, seja em posts nas redes sociais, campanhas ou conteúdos de cultura interna.

Se a marca é jovem, por exemplo, seu tom de voz pode ser ousado, afinal, estamos nos comunicando com um público habituado a esse tipo de linguagem; se a marca for um pouco mais tradicional e quiser transmitir confiança, seus diálogos devem expressar solidez e seriedade, mas sempre buscando criar conexão com o público.

Manifesto de marca

O manifesto de marca é um texto poético que revela, diretamente para o seu público, a essência, propósito e visão de mundo da marca, inspirando suas ações, diálogos e condutas. Acima de tudo, trata-se de uma representação verbal capaz de declarar publicamente suas motivações.

Este recurso pode fazer parte do site, ser fragmentado e distribuído em diversos conteúdos para as redes sociais ou apresentar a marca para os novos colaboradores da empresa em encontros de integração. Ele é também uma importante e genuína ferramenta de aproximação com os diversos públicos da marca, justamente por criar conexões baseadas em valores compartilhados.


Manter a coerência entre o verbal e o visual é essencial para criar uma identidade marcante e reconhecida. Por isso, além dos tópicos que abordamos, o brandbook ainda fornece muitos recursos para os desdobramentos visuais da marca, como:

Paleta de cores

Cores são elementos essenciais na construção de uma identidade e contribuem para fortalecer sua unidade visual. A paleta cromática é também um importante recurso para manifestar a personalidade da marca, expressando sua energia, humor, versatilidade e conexão com a sua comunidade.

De acordo com o desenvolvimento do projeto, o brandbook pode direcionar o uso das cores institucionais, combinações possíveis, contrastes e paleta de cores secundárias, tudo para garantir uma comunicação de marca consistente e marcante.

Identidade visual como recurso para tradução de conceitos estéticos.

Identidade tipográfica

A tipografia transfere a voz de uma marca para o leitor; é preciso usá-la com consistência e de maneira estratégica.

Seguindo as orientações presentes no brandbook, é possível utilizar e combinar os diferentes pesos das fontes escolhidas para a marca, criando mensagens com um tom mais leve ou impactante – dependendo do contexto e do objetivo da peça que está sendo criada.

Elementos de apoio

Elementos de apoio são grafismos, selos, padronagens e recursos gráficos que fazem parte do universo visual da marca e ajudam a enriquecer sua comunicação. Sua função é contar uma história, reforçar mensagens para o público e tornar a identidade mais versátil.

Veja aqui o projeto para a marca Liberty

Direção fotográfica

A direção fotográfica define o estilo das imagens que serão utilizadas pela marca em seus diversos pontos de contato, estabelecendo critérios de iluminação, tonalidades e acting que deverão ser considerados na produção ou pesquisa de imagens.

Além disso, direcionamos o tratamento das fotos e o uso de filtros de cor, adicionando possibilidades extras na expressão fotográfica.

Do’s e Don’ts

Do’s e don’ts estão presentes em todo o brandbook direcionando a utilização adequada da marca: reserva de integridade, redução máxima, aplicação sobre fundos, grids e exemplos de layouts.

Usos incorretos também são pontuados, como a inserção de sombras e contornos no logotipo, distorções, cores pouco contrastantes etc.

Aplicações

Na área de aplicações do brandbook nós fornecemos exemplos que mostram o potencial do logotipo, elementos e todo o sistema visual da marca em seu uso prático.

Estas aplicações, que vão de materiais impressos aos digitais, servem como referência para os novos materiais que serão desenvolvidos, fazendo com que a criação seja mais ágil e certeira.

Veja aqui o projeto para a marca Zitrus

Agora que você já sabe o que é brandbook e sua importância na gestão de marcas consistentes e autênticas, que tal entender como o planejamento estratégico pode ser um orientador eficiente para a tomada de decisões do seu negócio? Leia aqui o artigo ou então entre em contato com o Firmorama para solicitar um orçamento para um projeto transformador.